Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
As inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens Adultos (Encceja) vão até esta sexta-feira (31). Jovens e adultos que não terminaram os estudos na idade adequada podem fazer o exame para obter a certificação de conclusão dos ensinos Fundamental ou Médio. A inscrição é gratuita e deve ser feita pelo site.
Os interessados no certificado do Ensino Fundamental precisam ter, pelo menos, 15 anos completos na data da prova. Para o certificado do Ensino Médio, a idade mínima exigida é 18 anos.
Acessibilidade
Uma novidade desta edição é uma versão do edital em Libras. Outra mudança é que o participante que já teve o laudo médico aceito em outras edições, não precisa apresentar novo laudo durante a inscrição. Participantes surdos, deficientes auditivos e deficientes visuais devem indicar, durante a inscrição, se usam aparelho auditivo ou implante coclear.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibiliza apostilas com material de estudo para os participantes do exame.
A PROVA
Pelo calendário do Encceja, a prova deve ser aplicada no dia 25 de agosto. Entretanto, em 21 de maio, o Inep cogitou cancelar a prova neste ano depois da demissão de dois funcionários quebrarem o protocolo de segurança da instituição. O presidente Inep, Alexandre Lopes, não confirmou vazamento de informações, mas disse que seria avaliado a necessidade de produzir outras questões ou se ainda era possível utilizar a mesma prova. Mesmo assim, a indicação era que os estudantes garantissem a inscrição, que é gratuita.
A prova é dividida em quatro partes, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, e uma redação. A nota mínima exigida para obtenção da proficiência é de 100 pontos nas provas objetivas e de cinco pontos na redação.
O exame pode resultar em duas formas de certificação do diploma de ensino Fundamental ou Médio. Quando o participante atinge a nota mínima exigida em todas as provas, ele consegue o certificado de conclusão. Já aqueles que alcançam a nota mínima em uma das quatro provas, ou em mais de uma, mas não em todas, eles tem direito à declaração parcial de proficiência.